A saúde e a doença na visão do Yoga

Sadhana
8 de junho de 2016
Culinária ayurvédica e beleza facial
22 de junho de 2016

OM-AZUL1

Na visão do Yoga existe apenas uma doença que é o nível de distanciamento entre o ego e o Ser. Quanto mais distantes nos encontramos de nós mesmos, ou seja de nossa essência eterna e divina mais doentes nos encontramos.

Todas as doenças físicas e mentais são sintomas desta causa primeira . A dor é um mecanismo para nos trazer para mais perto de nós mesmos, para percebermos aquilo que clama internamente pedindo atenção.

Muitos estudos têm sido feito no campo psicofísico e tem demonstrado a doença como um processo de despertar. Negar a doença é nos distanciarmos mais ainda, é negar o próprio movimento interno de transformação.

Nosso Ser existe em uma dimensão que transpõe o corpo físico. Somos sentimentos, pensamentos, energia potencializada. Estas dimensões fazem parte da nossa percepção do mundo e com elas criamos nossa realidade relativa instante a instante.

Nos tornamos naquilo que projetamos com nossa mente distanciada na Realidade Absoluta . Com tudo isso, vamos criando padrões de crenças, condutas, hábitos, tendências que vão gerando dor, trazendo sofrimento, e produzindo enfermidades no corpo físico como forma de liberar a energia antagônica e destoante do Ser.

Nosso distanciamento com o corpo físico, com a respiração, com os nossos padrões emocionais e mentais, com nossa voz interior, com o Divino em nós geram o fundamento da doença que se expressa como sofrimento e aflição humana.

Fazer o caminho de volta, de percepção de quem somos, das dimensões da nossa consciência é a proposta milenar do Yoga.

Quanto mais perto chegamos de nós mesmos mais inteiros, saudáveis e plenos nos tornamos. Nosso caminho deve nos levar à Unidade . Só estamos separados na medida em que a onda está separada do oceano. O ego do Ser. Precisamos nos reidentificar e reintegrar nessa Unidade.

Busquemos o caminho de retorno, o caminho da percepção consciente, da sutilização.

Libertemo-nos de toda dor. Não precisamos mais sofrer para despertar, podemos despertar pela Consciência da Unidade e é aí que se dá o Yoga, pois Yoga vem da raiz sânscrita YUJ que significa União.

Por Maria Laura Garcia Packer

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *