PROGRAMA VOLUNTÁRIOS RESIDENTES

O NOBRE CAMINHO DE BUDA
8 de Maio de 2018
CURSO DE CAPACITAÇÃO NA CULINÁRIA VEGETARIANA/VEGANA
17 de Maio de 2018

PROGRAMA VOLUNTÁRIOS RESIDENTES 

Karma Yoga – Energia de Troca 

                                                                O Mestre Tibetano afirma que:                                                                                 O Novo Grupo de Servidores do Mundo não é uma organização que está se formando. É simplesmente uma união espontânea de todos os homens que objetivam a paz e a boa vontade e enfatizam a necessidade prévia do estabelecimento das corretas relações humanas.

 

O PROGRAMA VOLUNTÁRIOS RESIDENTES  Karma Yoga / Energia de Troca

É um programa que possibilita você a viver uma experiência da Comum Unidade (Comunidade) no Chacarananda Ashram, como uma jornada transformadora de grande oportunidade para se engajar no Karma Yoga (disciplina na ação / serviço inegoísta), que visa possibilitar a experiência direta da cura nos níveis físico, emocional e espiritual. É a oportunidade de viver no Chacarananda Ashram por 3 meses, 6 meses ou 1 ano para vivenciar o Sagrado em cada ação, abrindo a possibilidade de se reconectar consigo mesmo a partir da ação, num processo interno de partilha, doação, serviço, espiritualidade e energia de troca, aprendendo a desenvolver as habilidades de viver em grupo de forma simples, com zelo, amorosidade e em harmonia com o princípio espiritual da vida.

 

COMO FUNCIONA?

  1. O Programa Voluntários Residentes é a oportunidade de viver no Chacarananda Ashram por 3 meses podendo prolongar para 6 meses ou ainda prolongar  pelo período de 1 ano, utilizando a Energia da Troca, através do Karma Yoga, sendo que o primeiro mês será de experiência para adaptação do residente, desfrutando de toda a beleza e tranquilidade da atmosfera que o Ashram proporciona.
  2. Cada candidato a ser residente necessita estar de acordo com os princípios do Ashram (ver Carta de Princípios) e preencher um formulário de inscrição para a seleção.
  3. O Programa compõe diariamente de 5 horas de trabalho, 6 dias por semana = 30 horas de trabalho semanal. Podendo ser estas horas concentradas em 4 ou 5 dias quando necessário.
    Estas horas são em forma de troca …Karma Yoga …para cobrir despesas do residente com moradia, alimentação e prática espiritual. O residente não paga para morar no ashram, como também, não recebe honorários pelos trabalhos realizados de 30 horas semanais. É em forma de troca, Karma Yoga.
  4. O Karma Yoga (5 horas/dia) será realizado na área de maior necessidade do Ashram, segundo a demanda do momento, sendo que cada residente poderá focar em um ou mais dos tópicos abaixo:
  • Limpeza e harmonização dos ambientes (quartos hóspedes, salas, salas de meditação e prática de Yoga, refeitórios, cozinhas, banheiros, varandas).
  • Cuidados e manutenção dos canteiros de flores no Jardim.
  • Cuidados com a horta e estufas (plantação, cultivo, manutenção, colheita, irrigação).
  • Manutenção das construções (reparo de alguma coisa que necessita ser feita).
  • Harmonização dos ambientes para os cursos (cuidado amoroso para arredondar os ambientes para a recepção dos hóspedes).
  • Atendimento na secretaria e na lojinha (durante os cursos e nos períodos extra cursos, na organização e manutenção)
  • Compra de alimentos para os cursos (cereais, legumes, verduras, frutas, material de limpeza, e de higiene).
  • Trabalho de escritório com preparação e organização dos cursos, mídia digital, parte administrativa ou financeira.
  • Logística com os cursos oferecidos pelo ashram (recepção dos hóspedes e cuidados com todos os ambientes para que o curso possa fluir em harmonia).
  • Sustentação em todas as necessidades do Ashram durante os cursos no horário do Karma Yoga.
  • Cuidados e atenção com os cães do Ashram.

* Importante salientar que cada residente ficará responsável por um setor de trabalho, porém deverá estar apto a realizar diferentes tarefas segundo a necessidade do momento, como também estar disponível internamente para realizar trabalho de mutirão em setores necessitados.

5. O Voluntário Residente morará em um quarto duplo, tendo um banheiro em comum compartilhado na Casa de residentes…2 pessoas por quarto/banheiro.

6. O Voluntário Residente caberá manter as suas coisas em ordem e manter a casa de residentes limpa e organizada ….área de uso pessoal e coletivo deverá ser mantido pelo(os) residente(s). A organização e manutenção da casa são responsabilidade de todos que vivem na casa, compartilhando tarefas diárias e construindo acordos de convivência que irão permear toda a experiência diária no espírito da paz.

7. O Voluntário Residente terá moradia em quarto compartilhado com outro residente (quarto duplo)  e receberá para o uso no período de residência 2 jogos de roupa de cama, 2 cobertores e 2 jogos de toalha de banho e rosto. A casa está equipada com os móveis necessários para uma boa estadia.

8. Será fornecido pelo ashram as refeições diárias, no qual o (desjejum, almoço e jantar) entram também na autogestão dos residentes. Será disponibilizado para os residentes na cozinha da casa: cereais integrais, legumes e frutas ( parte dos legumes serão colhidos na horta do ashram). Porém tudo o que desejar comer de diferente deverá ser por conta do residente, respeitando o Não Uso de Carnes, laticínios, bebidas alcoólicas, fumo, drogas em geral ….

9. Será fornecido luz, gás, material de limpeza, papel higiênico  para o uso coletivo da Casa…., sendo que estes devem ser usados com consciência.

10. Produtos de higiene pessoal e produtos para lavação de roupas Não serão fornecidos, como também todos os itens de interesse pessoal.

  • PRÉ REQUISITO para participar do Programa Voluntários Residentes:Ter participado das atividades do Chacarananda Ashram nos seguintes eventos: Mauna, Ecoananda, Formação em Yoga, Intensivos de Yoga, ou ter sido aluno de Yoga na Casa de Yoga Shanti OM, ou também ter feito a Formação de Yoga com a Laura Packer em Fortaleza, Minas, Maringá e Joinville.

Atribuições do Voluntário Residente: 

São atribuições do VOLUNTÁRIO RESIDENTE, as quais norteiam o pedido de adesão e devem ser observadas durante todo o período de permanência do PROGRAMA:

  • Ter um profundo interesse em se aprofundar na vida espiritual e deverá participar das meditações grupais ou individuais, das práticas de Yoga e estudo.
  • Sentir-se engajado na prática da alimentação vegana (sem restrições) e já estar praticando o vegetarianismo no mínimo três meses antes da chegada no ashram.
  • Sentir-se livre de dependência de álcool, droga e fumo.
  • Estar livre dos compromissos pessoais para poder se manter focado no propósito de estar no ashram sem interrupções.
  • Apresentar uma boa ética na relação com as pessoas / com o trabalho que será realizado / e com todo o ambiente do Ashram.
  • Sentir-se positivo, entusiasmado e comprometido com o Karma Yoga, realizando as suas tarefas no horário combinado, com presteza e amor.
  • Ter um suporte financeiro para as suas necessidades pessoais enquanto estiver no ashram. Não dependendo financeiramente do ashram para qualquer necessidade pessoal, saúde, transporte etc…
  • Habilidade para realizar o Karma Yoga 6 dias por semana com folga 1 dia por semana (ao menos uma vez por domingo), a combinar com a equipe Ananda. Os finais de semana são comprometidos com a logística dos cursos.
  • Os cursos os oferecidos no ashram não estão inclusos no pacote do Programa Voluntários Residentes – Karma Yoga. Havendo interesse na participação de algum curso, este deverá ser pago a parte e deve ter a disponibilidade de horas para tal.
  • Não é um programa para quem quer fazer um retiro pessoal, ou jejum ou tratamento de autocura individual. Necessita estar engajado no Karma Yoga e na vivência de grupo para o crescimento pessoal e apoio no desenvolvimento do Ashram, então sim…o processo interno de cura poderá acorrer.
  • Trazer seus pertences pessoais: sabonete/ xampu /creme dental/ roupas e elementos de uso pessoal.
  • Ser responsável com o uso consciente de luz, água, gás, alimentos, e o uso de telefone e internet (o custo é pessoal e não do ashram).
  • Visitas devem ser evitadas, e quando necessário deverá ser comunicado à equipe Ananda.

 

Atribuições do Ashram:

  • Oferecer acomodação em quarto duplo e banheiro na Casa de Residentes.
  • Oferecer 3 (três) refeições completas veganas por dia, além de frutas.
  • Fornecer roupa de cama e toalha de banho (dois jogos de roupa de cama, dois jogos de toalhas e dois cobertores) durante a permanência no PROGRAMA.
  • Possibilitar uma estadia tranquila e em paz.
  • Disponibilizar práticas de Yoga, Meditação e Estudo (inspirado e mantido pela Equipe Ananda e pelos próprios residentes).
  • Oferecer a participação dos eventos no ashram que não tenham custo extra e abrir espaço para participar dos cursos que estão acontecendo, quando o hóspede estiver em seu horário de folga.
  • Comprometer-se com um dia de folga por semana, sendo ao menos um domingo por mês.
  • Respeitar os horários de folga diária do VOLUNTÁRIO RESIDENTE.
  • Gerar a oportunidade de aprofundar a vida espiritual do VOLUNTÁRIO RESIDENTE.
  • Inspirar o VOLUNTÁRIO RESIDENTE a viver de forma simples, com zelo, amorosidade e em harmonia com o princípio espiritual da vida.

 

 

INTERESSADOS DEVEM ENTRAR EM CONTATO COM A LAURA, após ter lido todos os itens acima e estar de acordo com a proposta do PROGRAMA VOLUNTÁRIOS RESIDENTES, como também estar de acordo com a CARTA DE PRINCÍPIOS DO CHACARANANDA ASHRAM ( ver abaixo), podem requisitar uma ficha de inscrição.

contato Laura : laurapacker@terra.com.br  / 47 – 99270 2001 – pelo whatsapp 

 

 

((OM))

 

CHACARANANDA CENTRO CULTURAL DE DESENVOLVIMENTO HUMANO LTDA – ME

CNPJ 11.924.822/0001-85

CARTA DE PRINCÍPIOS DO CHACARANANDA ASHRAM

O Chacarananda Ashram iniciou sua trajetória em 1992, inspirado nos princípios do Yoga e do Vegetarianismo, com alicerces que são constituídos por um tripé (SSS) que dá o suporte para o desenvolvimento de todos os trabalhos realizados no ashram: Sadhana (meditação e prática de Yoga), Svadhyaya (estudo dos temas espirituais) e Sangha (consciência de grupo).

Objetivo  

1.      Ser um Centro de Recepção e Irradiancia de Luz, sustentado pela Inspiração de Grandes Mestres da Humanidade e pelo Poder da Filosofia do Yoga e do Vegetarianismo/veganismo e de diferentes Tradições que sustentam a Verdade.

2.      Poder servir como um Canal de Inspiração à todos os que vem em busca de autoconhecimento e desenvolvimento pessoal, através da Sadhana (meditação e prática de Yoga), Svadhyaya (estudo dos temas espirituais) e Sangha (consciência de grupo).

3.      Manter a Força Espiritual e a Atmosfera Serena de todo o Ashram, um santuário para se viver a experiência do autoconhecimento e o fortalecimento da prática espiritual através de retiros, cursos, vivências e workshops.

4.      Reunir pessoas que buscam uma vida simples com pensamentos elevados, para desenvolver a consciência do sagrado em tudo o que se faz, através do Karma Yoga (ação com plenitude).

5.      Formar uma sangha consistente para promover a transformação interna de cada um e do grupo como um todo.

6.      Estar vibrando no pulso da prática do Yamas e Niyamas (sustentando  ética e moral elevadas).

7.      Buscar manter a qualidade de uma vida plena sem uso de carnes, laticínios, fumo, drogas, álcool ou qualquer alimento, sentimento ou pensamento que degradem a consciência.

 

NAMASTE !!! 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *